A cantora Alcione surpreendeu o público na manhã deste sábado (2), durante sua participação no programa É de Casa, da TV Globo. Em tom bem-humorado, a artista mandou um recado direto para o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em meio às recentes tensões comerciais entre os EUA e o Brasil.

“Gostaria de mandar um recado ao Trump. Está saindo o som aí?”, brincou Alcione, garantindo que sua mensagem seria ouvida. “Ele precisa deixar o Brasil em paz, largar o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. E hoje, quando sair daqui, eu vou fazer uma macumbinha para o Trump”, afirmou, arrancando risos dos apresentadores.
A artista ainda comparou as tradições culturais entre os dois países: “Nessa terra aqui tem uma coisa que não tem lá, que é macumba. Será que a macumba de lá é boa?”, questionou. Uma das jornalistas respondeu: “Acredito que não”. Alcione então reforçou o recado: “Eu vou fazer uma macumba para ele deixar o Brasil em paz”.
O comentário aconteceu em meio à repercussão do novo tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. A medida, assinada por Trump por meio de uma ordem executiva, estabelece uma tarifa de 50% sobre determinados produtos de importação brasileira e ainda inclui sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na chamada Lei Magnitsky.
Na última semana, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também comentou o impacto da medida em entrevista ao programa Mais Você. Segundo ele, a tarifa afeta diretamente produtos industriais brasileiros e é considerada injustificada.
Apesar de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil, os Estados Unidos continuam sendo um dos principais destinos das exportações brasileiras com valor agregado, como aviões, motores e máquinas industriais além de representar o maior investidor estrangeiro no país.




